-
Arquitetos: João Gonçalo Lopes
- Área: 167 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:João Matos, Inês Costa Monteiro, João Gonçalo Lopes
Descrição enviada pela equipe de projeto. O enunciado do projecto pedia que transformássemos o espaço de uma antiga oficina de carros num espaço colectivo de criação e eventos. O trabalho envolveu a concepção do projecto geral, assim como coordenação e construção das estruturas em madeira, iluminação e peças de mobiliário.
O projecto para o espaço do “desvio” procurou tornar este lugar num conjunto de muitos lugares simultâneos. O desenho geral multiplica-se por isso numa série de espaços de pátios com caracteres muito diferentes e que exploram todo o espectro de relações entre o público e o privado como se de um pequeno bairro se tratasse.
Foi também assim que as peças e materiais reutilizados vieram contaminar este espaço. As suas diferentes propriedades são usadas como mediadoras de privacidade, ajudando a definir as diferentes atmosferas de cada micro-lugar. No mesmo sentido entendemos que a estrutura devia ser deixada em aberto, convidando à ocupação por cada um dos seus habitantes e reflectindo o seu carácter e necessidades particulares.
Tendo a oportunidade de construir nós mesmos o projecto, este tornou-se um exercício de sensibilidade para os detalhes e materiais, numa relação do corpo com o espaço que é muito difícil de atingir através de simulações virtuais ou noutras escalas.
A intervenção garante que no grande volume da antiga oficina a luz natural possa continuar a fluir, enquanto que as plantas e os materiais amplificam esta atmosfera de um exterior protegido onde cada habitáculo se torna um abrigo seguro.